Apresentação

O NEMP integra o Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB). Criado pelo Ato da Reitoria n. 894, de dezoito de abril de 1997, o NEMP caracterizou-se, ao longo dos anos, como um núcleo que agrupou vários pesquisadores conhecidos na área de mídia e política. Por ele, passaram os professores Venício Lima (fundador), Mauro Porto, Luis Felipe Miguel, Sérgio Euclides Braga, Luiz Gonzaga Motta, entre muitos outros.

Nos últimos quatro anos, o NEMP tem apoiado a realização dos seguintes eventos promovidos por entidades parceiras:

Fundação: 25 de Março de 1997

- I Colóquio Internacional Mudanças Estruturais no Jornalismo, realizado na Universidade de Brasília, em abril de 2011.

- I Seminário de Mídia e Política: Reflexões sobre o Jornalismo, no dias 14 e 15 de maio de 2012, uma promoção da Pós-Graduação em Ciência Política, em parceria com o Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política (NEMP/CEAM) e a Pós-Graduação em Comunicação da UnB, com a presença da Pesquisadora da Universidade Nova de Lisboa, Profa. Dra. Susana Salgado;

- II Seminário de Mídia e Política: o contexto latino-americano, nos dias 13 a 17 de agosto de 2012, em uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB e o NEMP, com a presença do Pesquisador Julián Durazo-Herrman, professor da Universidade de Quebéc au Montreal (UQAM);

- VIII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, entre os dias 24 e 25 de setembro de 2012, em uma promoção da Rede Brasileira de Mídia Cidadã e realização da Faculdade de Comunicação da UnB, com apoio de inúmeros parceiros, entre eles, o NEMP;

- 11. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJOR, realizado entre os dias 7 e 9 de novembro de 2013 na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasilia, e promovido pela Associação Nacional de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJOR;

- I Curso de Verão/Summer School/Escuela de Verano Pesquisa em Comunicação na América Latina, promovido pela Associação Latino-Americana de Investigadores em Comunicação – ALAIC, em parceria com um consórcio de universidades latino-americanas e realizado na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília entre os dias 19/03/2014 e 25/03/2014, com apoio de diferentes entidades como UNESCO e NEMP.

Quem somos

Fazem parte do NEMP professores, pesquisadores, estudantes e profissionais de diferentes áreas e/ou campos como Comunicação, Jornalismo e Publicidade, Direito, interessados em discutir e pesquisar os aspectos políticos implicados em temas como Comunicação e Política, Jornalismo e Política, Estudos de Consumo e Pirataria, Migração e Comunicação Intercultural e Estudos de Gênero.

Objetivos

Desde sua fundação ainda no final dos anos 1990, o objetivo principal do NEMP se mantém: pesquisar, de maneira sistemática, a relações entre a mídia e a política no contexto da democracia brasileira. Atualmente, entendemos estas relações a partir da produção jornalística, da produção cultural que perpassam as mídias, e das novas relações entre a mídia (em suas diversas formas), a cidadania e a participação política.

1. Fortalecer a divulgação institucional do NEMP, conferindo-lhe maior visibilidade em meio às comunidades acadêmicas brasileira;

2. Incentivar a produção acadêmica crítica sobre as relações entre a mídia e a política;

3. Incentivar o envolvimento de novos pesquisadores nas atividades do NEMP por meio da promoção de debates e seminários;

4. Implementar parcerias estratégicas com pesquisadores, universidades, e outras organizações públicas e/ou privadas e de Terceiro Setor que desenvolvam atividades de pesquisas relacionadas à área de atuação do NEMP.

|| Página Inicial ||