|
Professora Dra. Liziane Soares Guazina
Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (2011). Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política (NEMP/UnB), líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Mídia e Política. Membro da Rede Nacional de Observatórios da Imprensa (RENOI), da Asociación Latino Americana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC), da International Association for Media and Communication Research (IAMCR) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica). É também vice-coordenadora do GT Comunicação e Política da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - Compós. Vice-Diretora da Faculdade de Comunicação, professora de graduação e pós-graduação, ex-coordenadora da linha de pesquisa Jornalismo e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da FAC/UnB (2014-2015); ex-coordenadora de Extensão da Faculdade de Comunicação da UnB, ex-coordenadora da Comissão FAC 50 anos, atualmente é membro do Conselho Universitário (CONSUNI) e da Comissão de Internacionalização da Faculdade de Comunicação.
|
Foi membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE/UnB e gestora do Termo de Cooperação EBC-UnB (2013-2015). É ainda co-gestora de acordos internacionais com a Universidade de Quebec au Montreal (UQAM), Universidade do Minho e California State University Fullerton. Tem experiência em pesquisa nas áreas de mídia e política, jornalismo político, telejornalismo político e Comunicação Pública. Também atuou profissionalmente em Assessoria de Comunicação, Assessoria de Imprensa, Gerenciamento de clipping, Análise de Mídia, e Elaboração, Planejamento e Coordenação de Projetos Integrados de Comunicação. Escritora de contos e crônicas, mantém os blogs www.projetobrasiliensis.com ewww.brasiliensisinitaliano.blogspot.com
Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6331316797695305
----------
|
![]() |
Professora Dra. Thais de Mendonça Jorge
Jornalista profissional e professora da Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília, Thais de Mendonça Jorge foi eleita, em junho de 2014, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPG-FAC-UnB), cargo que exerceu até fevereiro de 2017. Doutora em Comunicação Social (2007) e mestra em Ciência Política (1995) pela UnB (2007), cumpriu, de 2009 a 2010, estância de Pós-Doutorado na Universidade de Navarra (Pamplona, Espanha), por meio de bolsa do convênio Capes-DGU. A graduação em Comunicação Social foi pela Universidade Federal de Minas Gerais (1972). Iniciou sua experiência no magistério na Universidade Federal Fluminense (Instituto de Artes e Comunicação Social - IACS), em 1986, antes de se vincular à Universidade de Brasília, em 1990. Exerceu a chefia do Departamento de Jornalismo da FAC-UnB no período 2007-2009, a Coordenação de Graduação no período entre agosto de 2010 e abril de 2011 e a Coordenação de Projetos Experimentais entre 2012 e 2014; foi coordenadora de Comunicação Institucional da Secretaria de Comunicação (Secom) da UnB (2011-2012). No PPG-FAC, integra a linha de pesquisa Jornalismo e Sociedade; é coordenadora do Laboratório de Estudo de Linguagens em Dispositivos Móveis (Labdim), projeto que tem o apoio do CNPq; liderou a equipe técnica do projeto Mulheres nas redações (2013-2014); faz parte do grupo de pesquisas Mudanças Estruturais no Jornalismo, com outros professores da mesma universidade.
É membro do corpo editorial da revista Esferas (UnB/PUC-DF/UCG/UFMS).
|
Ministrou na Graduação em Jornalismo as disciplinas: Jornalismo Digital; Análise e Opinião; Introdução ao Jornalismo; História da Imprensa; Jornalismo Político; Jornal-Laboratório; Redação, reportagem e entrevista; Técnica de Reportagem; Ética e legislação jornalísticas; Técnicas de Jornalismo; Supervisão de Estágio em Jornalismo; Tecnologias em Comunicação; Oficina de Texto. Trabalhou nas redações do Jornal do Brasil, O Globo, Istoé, Correio Braziliense, O Tempo, Hoje em Dia, Diário de Notícias, O Jornal e Bloch Editores, além de ter sido colaboradora em publicações alternativas como O Repórter, Movimento e Coojornal. Atuou como consultora em comunicação para: Serpro, Unesco, Ministério do Meio Ambiente, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Banco Mundial, Itamaraty (Projeto MRE-BID) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação.
É pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política da UnB. Foi diretora regional Centro-Oeste do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo e é sócia-fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Está envolvida em pesquisas nas áreas de mídia e política e jornalismo digital, interessando-se pelos temas: jornalismo (redação e técnicas), internet, crítica da mídia, ética e ensino do jornalismo, assessoria de comunicação, estudos de gênero nas redações. Publicou, em 2008, o livro "Manual do foca. Guia de sobrevivência para jornalistas" (Editora Contexto) e seu segundo livro, "Mutação no jornalismo. Como a notícia chega à internet" saiu em 2013 pela Editora UnB. Organizou o livro comemorativo do Jubileu da UnB, "UnB 50 anos: História Contada", lançado em abril de 2013.Tem vários artigos em periódicos científicos e vem fazendo conferências e apresentações em congressos nacionais e internacionais. Em 2015, publicou as obras "Notícia em fragmentos. Análise de conteúdo no jornalismo", pela editora Insular, coletânea de 16 artigos com 23 autores e "A verdadeira Dieta da Mente. 101 perguntas e respostas inteligentes para emagrecer", com Márcia de Mendonça Jorge e Maria Luisa Oliveira Salomon, pela editora Casa das Musas. É coordenadora acadêmica do projeto "Mídia Multimodal em redações jornalísticas", edital 09/2014 da Capes do programa Ciência sem Fronteiras, em parceria com Brunel University (Londres) e sob orientação do professor George Ghinea (Brunel).
Link Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5777195983154281
----------
|
Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3740273640162328
----------
|
Professor Dr. João Guilherme Granja
Doutor em Direito pela Universidade de Brasília (2017). É membro da carreira federal de Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 2008. Foi Diretor de Migrações (Ministério da Justiça e Cidadania, 2013-2016) e Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Justiça (2011-2013). Anteriormente serviu como assessor da Secretaria de Educação Superior do MEC e da Diretoria de Expansão e Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior/SESU/MEC (2009-2010). Pesquisa migrações, refúgio, políticas humanitárias e mudança institucional. Possui Mestrado em Ciência Política na Universidade Federal de Pernambuco (2008) analisando processos de coordenação de políticas macroeconômicas na América Latina. É Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), e Bacharel em Administração, com foco em Administração Pública, pela Universidade de Pernambuco (2007). É Pesquisador Associado do Núcleo de Estudos Sobre Mídia e Política (NEMP), ligado ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília, e Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação Organizacional (GEPCOR/CNPq). Trabalha principalmente com os seguintes temas: migração, desigualdade, reconhecimento, inclusão, políticas públicas e participação social.
Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7500543056511877
----------
|
Professora Dra. Fabíola Calazans
Professora adjunta e pesquisadora do Departamento de Audiovisuais e Publicidade, da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Doutora em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade de Brasília, na linha Imagem e Som, com a tese Seja ótima, seja feliz: discurso, representação e subjetividade feminina no canal GNT. Mestre em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, na linha Tecnologias da Comunicação e da Informação, com a dissertação Tecnocapitalismo, telefonia móvel e impactos socioculturais. Possui interesse nas seguintes áreas de pesquisa: estudos de mídia, tecnologia, corpo, afetos, produção de subjetividades, narrativas, filosofia e política.
Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8248317960549628
----------
|
Professora Dra. Kátia Belisário
Professora Adjunto da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) e doutora em Jornalismo e Sociedade pela UnB. Graduada em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH-UFMG), tem mestrado em Desenvolvimento Agrícola Internacional (Marketing e Comunicação Rural) pela California Polytechnic State University , nos Estados Unidos. Atuou como servidora concursada do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS ) em função de nível gerencial junto à Secretaria de Gestão da Informação (SAGI ) e ainda, como assessora de comunicação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Ceres - Fundação de Seguridade Social dos Sistemas Embrapa e Embrater, `Pertence ao Núcleo de Estudos em Mídia e Política (NEMP) e aos grupos de pesquisas Cultura, Mídia e Política e Branding da Universidade de Brasília . É membro, e representante no Brasil, da AMEDDIAS, organização de Comunicação e Ciência da Informação, ligada à UNESCO. Também é membro do comitê científico da revista Commmunication, Technologies et Dévelopment. Os temas de interesse são planejamento de comunicação e marketing, planejamento estratégico, Startup e plano de, negócios, gestão de marcas, gestão em comunicação, gestão de crise, comunicação interna, atendimento, estudos culturais, jornalismo popular, estudos de gênero e envelhecimento e classe social.
Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6936997408702163
----------
|
Professor Dr. Julián Durazo Herrmann É professor de ciência política na Université du Québec à Montréal. Possui doutorado em Política comparativa - McGill University (2006). Tem experiência na área de Ciência Política, com especialidade em política comparativa, com em federalismo e política subnacional em América latina. Sua pesquisa atual examina o papel do clientelismo, do estado de direito e da mídia nas mudanças políticas subnacionais no Brasil e no México. Desde 2016, é presidente da Associação Canadense de Estudos Latinoamericanos e do Caribe. Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7829065069354453
----------
|
Professora Dra. Célia Ladeira Mota
Pesquisadora associada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasilia, mestre em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação/UnB (1992) e doutor em Comunicação Social em Curso de Doutorado pela Faculdade de Comunicação/UnB (2008), com a tese "Representações da Identidade Nacional na Notícia da TV", orientada pelo professor doutor Luiz Gonzaga Motta. Cursou especialização durante um ano no Departamento de Linguística da Universidade de Lancaster, UK (1998), produzindo monografia sobre O Discurso Político, com orientação do professor Norman Fairclough. Professora durante 22 anos na área de Comunicação, com ênfase em aulas de Teorias da Comunicação, Telejornalismo, Tecnologias da Comunicação, Semiótica e Comunicação e Universidade. Pesquisadora associada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da UnB, linha de pesquisa Jornalismo e Sociedade. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: Jornalismo como Narrativa da História do Presente; Cultura, Midia e Política. É membro também da Rede Nacional de Telejornalismo e da Rede Nacional de Narrativas, ambas filiadas a SBPJOR, Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo.
Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8159141611308695
----------
|
----------
|
Professor Msc. Bruno Araújo
Professor voluntário da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Doutorando em Comunicação e Sociedade, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília, onde desenvolve pesquisa sobre a mediatização da corrupção política pela imprensa no Brasil e em Portugal. É bolsista da Fundação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Realizou estágio doutoral no Centro de Investigação Media e Jornalismo, da Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Comunicação e Jornalismo pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Portugal), com diploma revalidado pela Universidade de São Paulo. Graduado em Jornalismo igualmente pela Universidade de Coimbra, com diploma revalidado pela Universidade de Brasília. Integra o Grupo de Pesquisa em Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra, no qual realiza trabalhos de investigação em parceria com outros pesquisadores. É, ainda, pesquisador do Núcleo de Estudos em Mídia e Política (NEMP/CEAM/UnB) e do Grupo de Pesquisa Cultura, Mídia e Política, ambos da Universidade de Brasília. Nos últimos anos, tem se dedicado ao estudo das relações entre a justiça e os "media"; o jornalismo e a corrupção política; jornalismo e política; o lugar do jornalismo na pós-modernidade e o estudo do desempenho mediático na cobertura dos diversos fenômenos sociais nas sociedades contemporâneas.
Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7417510546389019
|
![]() |
Professor Msc. Francisco Verri
Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (Unicesumar) e mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (PGC/UEM). Atuou como professor assistente do curso de Comunicação Social da Unifamma (2015) Doutorando em Comunicação - Jornalismo e Sociedade - no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UNB) e pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política (Nemp).
Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3946627612312846
----------
|